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Publicado em DICAS | Por Marina&Gabriella

DICAS DE MARKETING DIGITAL

01 de outubro de 2018

Banner DICAS DE MARKETING DIGITAL

Heyyy gente! tudo bem?

Fizemos uma LIVE falando um pouco sobre esse tema, mas achamos interessante também disponibilizar aqui para quem perdeu.

O que é Marketing Digital e como fazer o seu?

Marketing Digital é o conjunto de táticas totalmente digitais que negócios ou pessoas físicas utilizam para atingir seus objetivos de marketing. Essas táticas são implementadas por meio de canais como SEO, mídia paga, e-mail e seus principais objetivos são: adquirir clientes, desenvolver uma marca e se conectar com o público-alvo.  Hoje a Marketing Digital é de suma importância para o crescimento de seu negócio. Crucial para as vendas, visibilidade e também relacionamento com o seu cliente. Não tem como sobreviver a esse século, sem estar no digital.

Vamos citar bastante o Instagram aqui neste post por ser a rede social que o público Marina&Gabriella mais se encontra. Mas se você trabalha também com um perfil de mulher mais madura, mães ou avós, seu público estará também ou até principalmente no Facebook. Mas todas as dicas que daremos aqui, vão servir para ambas.

Tenha seu próprio conteúdo de Marketing Digital

Sabemos que é tentador utilizar uma imagem ou frase que seu concorrente usou, que seu fornecedor usou, ou outro perfil qualquer, dar um print e repostar.

Porém saiba que isso pode te levar a perder inúmeros seguidores. Pois ele também estará seguindo aquele perfil, aquele concorrente, aquele fornecedor. E ele vai estar lá, rolando a barra do feed, de repente vai ver aquela imagem super interessante e curtir, comentar, interagir. Depois ela vai continuar a rolar a barra de rolagem, e lá vai estar o seu perfil, com o mesmo conteúdo que ela acabou de curtir, ou viu ontem, semana passada. E ela vai passar direto. No dia seguinte isso vai se repetir, na semana seguinte também. 

E ela vai entrar no seu perfil e simplesmente deixar de te seguir.

 

  • Perdendo curtidas e engajamento com seus seguidores, o Instagram entende que seu conteúdo não é RELEVANTE e passa a não entregar. Então seus seguidores, a não ser que te procurem na busca, não vão mais receber suas postagens.

 

1.Crie seu próprio conteúdo digital

Faça suas próprias fotos, realmente se dedique e se empenhe. Se não tem tempo para ficar produzindo conteúdo todos os dias. Se organize para fazer isso 1x por semana, em algum momento que sabe que sua loja estará mais tranquila. 

Chame amigas, clientes, modelos de sua cidade e faça mini editoriais em lugares próximos a sua loja, na rua, nos portões alheios ou dentro de sua própria loja. Mas faça!

Capriche no cenário, seja criativo, todo muro, todo carro, toda rua, é cenário e pode gerar uma foto super curtida.

Faça fotos de looks na mesa, no chão, na parede. Fotos de várias t-shirts, fotos de todos os jeans. Imagens que mostram a idéia de look fazem bastante sucesso.

Divulgue fotos de sua loja, mostre pro teu seguidor como é sua loja por dentro, mostre que você é uma loja física, e que ele pode comprar com segurança pela internet com você. Faça Stories do dia a dia da loja, apresente suas vendedoras, mostre a troca de vitrine, mostre quando vocês estiverem elaborando algo diferente para a loja, faça seus seguidores participarem da escolha dos looks para a vitrine por exemplo.

Tome cuidado com a qualidade da imagem, uma foto pixelada não terá tantas curtidas quanto uma foto de boa qualidade.

Utilize aplicativos de edição de imagens, os filtros do próprio Instagram estão super ultrapassados. E um bom filtro melhora e muito uma foto! Fique sempre de olho no que grandes marcas, ou influencers tops estão usando. 

DICAS DE APLICATIVOS PARA REDES SOCIAIS:

VSCO | InstaSquare | LightRoom | Facetune2 | Photoshop Express

Crie um padrão no estilo de conteúdo de sua loja, não seja repetitivo. Por exemplo, foto no chão, foto no chão, foto no chão. Ou foto com a parece branca, foto com a parece branca e de novo e de novo. Mixe, uma foto de look no chão, uma foto com modelo, outra com outra modelo, outra da vitrine e assim por diante.

Preste atenção na coordenação das cores para o feed, é super legal tentar criar uma sequência de cores por exemplo. Meio que a mesma regra de montar uma vitrine, você não pode colocar uma maneca com uma estampa floral toda colorida, e a outra maneca com outra estampa étnica que não conversa em nada com a primeira. O seu feed também precisa conversar.

Inspire-se em perfis de lojas/marcas internacionais, se você copiar seu concorrente, não será novidade para seu cliente.

 

2.Interaja com seus seguidores

Quanto mais seus seguidores interagirem com você, mais seu conteúdo será entregue.

Então crie postagens que leve seu cliente a curtir ou a escrever algo. Digite uma legenda que pergunte algo, que peça para ele participar.

EX.: Batalhe de Tees: Qual tee M&G você mais curte? A ou B

Em dias de chuva o que você adora fazer? (Com uma imagem que remeta a um dia de chuva, ou um look em uma modelo num dia de chuva)

Coloque a criatividade para funcionar!

E sempre, sempre, responda às perguntas questionadas. Se você for responder para a pessoa somente via inbox, deixe uma resposta: hey, te enviei no inbox!. Pois se não tiver nada respondido, outras pessoas que tiverem a mesma ou outras dúvidas, vão desistir de perguntar pensando que você não responde ninguém.

Viu que aquela cliente super especial curtiu uma foto de um produto que chegou na loja, chame ela, de mais detalhes sobre o produto, envie o preço e condições de pagamento, deixa ela com vontade de ir até a sua loja ver essas e outras novidades que chegaram! 

** Utitlize a urgência, “só tenho mais uma” “chegou agora e já está acabando” “não faremos reposição” ** 

 

3.Tenha uma boa legenda na postagem

As vezes nos pegamos não sabendo o que escrever na legenda de uma foto né? Além das dicas listadas acima, utilize suas legendas como mais uma fonte de informação para seu cliente.

De acordo com a imagem, dê dicas de moda, de como usar o produto, elogie e diga o quanto aquele produto é tendência, é inovador etc.

PS.: Se não souber muito sobre o produto ou tendência, pesquise em blogs, é muito importante você ter conhecimento do que você está passando para o cliente, tanto nas redes sociais quanto no atendimento pessoal na sua loja

Se você estiver dando uma dica pessoal, algo que você acha sobre o produto, pergunte se as pessoas concordam com você.

Faça batalhas ou peça opinião e peça para suas clientes marcarem as amigas.

Procure algum lugar para incluir um CTA (call to action) chamada para uma ação, ela pode ser CURTA, COMPARTILHE, COMPRE, VÁ PARA A LOJA ONLINE, CHAME NO WHATSAPP etc.

 

4.Faça promoções de vendas

Faça brindes personalizados da loja e faça campanhas esporádicas em que por ex. “Quem comprar hoje e amanhã, ganhará esse brinde exclusivo da loja Marina&Gabriella”

Ps.: importante ser um brinde que leve o nome de sua loja, e que seja algo que ela realmente vá utilizar pois sempre que fizer isso, irá lembrar da SUA loja e do quanto vocês foram atenciosos com ela. Além de que, com certeza fará uma propaganda gratuita para as amigas.

 

Faça o tradicional SORTEIO de algum produto da loja, e faça seus clientes comentarem, indicarem amigos, e fazer com que todos sigam seu perfil.

Sorteie algo realmente LEGAL, uma peça feia, que ninguém quis comprar, está na promoção e mesmo assim não sai, não vai te levar o mesmo resultado que uma peça LINDA que todo mundo sonha em ter.

Atente-se em ter esse produto em todos os tamanhos pois você não sabe qual tamanho a ganhadora usará.

 

ATENÇÃO: SORTEIOS nas redes sociais não são mais tão simples quanto antigamente, você precisa homologar essa campanha na Caixa Econômica Federal. Ou criar algo parecido que não leve o nome SORTEIO. Aqui tem informações bem legais pra você aprender um poquinho sobre isso: https://canaltech.com.br/redes-sociais/redes-sociais-e-as-leis-de-sorteio-5-pontos-para-nao-cair-em-nenhuma-enrascada/

 

FAÇA PARCERIAS COM OUTROS PERFIS

Hoje as influencers estão conquistando cada vez mais espaço e realmente influenciando seus seguidores. Elas podem aumentar consideravelmente suas vendas divulgando os produtos de sua loja. Além de passar credibilidade para a loja.

É importante saber escolher com quem você irá trabalhar, as vezes vale mais fazer parceria com alguém de sua cidade, que a partir da divulgação dela, clientes próximos a sua loja passem a se tornar clientes. Do que uma influencer TOP com milhões de seguidores por exemplo, ela vai te trazer seguidores e possíveis clientes virtuais, mas o investimento acaba não compensando.

Assegure-se de ter os produtos que você vai fotografar com a influencer em estoque! De nada vai valer uma parceria super bacana, com fotos maravilhosas, se seus clientes vão querer ter um look igual e você não ter para vender! TENHA ESTOQUE e GRADE, quando for fazer algo desse gênero. Pois a intenção é VENDER, e não apenas fazer uma foto bonita.

Super importante: Respeite isso como um trabalho realmente, uma boa influencer trabalha pra caramba e realmente se preocupa em entregar da melhor maneira o conteúdo que você propos para ela. Ela pensa na melhor foto, na melhor edição, em como passar para os seguidores dela uma boa impressão de sua loja. 

Então sempre que utilizar essa parceria, marque o influencer, o fotógrafo, dê os devidos créditos para as pessoas que fizeram aquela imagem acontecer. E quando for replicar uma imagem que seu fornecedor fez, também, marque o influencer, o fotógrafo, a marca que está por trás daquilo. Porque com certeza, nada foi de graça ali, e você está tendo a possibilidade de usar aquela imagem gratuitamente no seu feed, o mínimo é dar os créditos está bem?

 

5.Planeje suas postagens

Tenha um Calendário de marketing digital, ele pode ser encontrado no Google para baixar. Com um calendário, você consegue se programar com antecedência com relação a datas comemorativas. Não perca o dia do cliente, o dia do frete grátis, a Black Friday. Não perca! Muitas datas foram criadas exclusivamente para o comércio, para aumentar as vendas. Você não pode deixar nenhuma passar em branco. E com a programação antecipada, você pode usar a criatividade e elaborar coisas super diferentes!

Tire algum momento da semana para produzir as imagens e também para programar suas postagens. Sim! se as vezes passa um dia sem você conseguir parar para postar uma foto, saiba que tem ferramentas que você pode programar tudo de uma vez só!

Como programar postagem no Instagram?

Da uma busca no Google, programador de postagem no Instagram, tem vários! Nós usamos o Postgram. 

 

6.VENDA muito pelo instagram

Aproveite essa ferramenta para VENDER!

Deixe suas vendedoras treinadas para fazer um bom atendimento pelas redes sociais, utilize o inbox ou WhatsApp para conversar com ela.

Tire fotos, prove, tire medidas sempre que a cliente se sentir insegura se o produto vai servir ou não. Se a cliente pediu para você provar uma blusa, já aproveite e monte um look, você tem grandes chances de vender a blusa + a calça pois o look ficou lindo e seu antendimento foi tão especial que a cliente não vai resistir.

Tenha uma conta no PagSeguro ou em qualquer outra plataforma de pagamentos, para que você possa vender pelo cartão de crédito.

Se tiver um bom fluxo de vendas pela internet, contate uma agência dos correios para que eles possam ir até a sua loja recolher os pacotes, e não teres que tirar alguém da loja para fazer as postagens.

 

Sua loja está BOMBANDO com as vendas pela internet?

Está na hora de ter seu próprio e-commerce.

Existem plataformas grátis em que você pode cadastrar seus produtos e vender online.

DICA: WIX é supeeeeeeer fácil, prático e fica lindo! O único problema é que fica a logo deles no seu site, ao menos que você pague para tirar.

DICA: como suas vendas na internet estão bombando, você vai precisar aumentar suas compras, afinal ter uma loja online requer todo o trabalho de cadastrar os produtos individualmente e produzir fotos especiais mostrando todos os detalhes dos produtos. Então escolha os produtos que irá comercializar pelo seu site e faça o pedido com a grade completa.

 

POR ÚLTIMO E NÃO MENOS IMPORTANTE

NAO UTILIZE DESENHOS, imagens, frases de que foram criados por outras pessoas e tome posse delas. EX. Não replique algo que alguém criou e assine como se fosse sua. 

A lei dos direitos autorais sempre protegerá o criador, mesmo que ele não tenha registrado sua obra oficialmente 

 

DIVULGUE A MARINA&GABRIELLA NA SUA LOJA E VENDA MAIS!

Quem começa a nos seguir, passa a participar do nosso dia a dia aqui na empresa, e se encanta! Porque afinal de contas, tudo aqui é feito com muito AMOR, e isso fica muito claro nos nossos stories. A participação das pessoas na criação das coleções também fazem nossos seguidores fazerem parte disso. Então DIVULGUE Marina&Gabriella no seu instagram, marque na foto do feed, peçam para os clientes seguirem, pois estamos aqui para fazer todos se apaixonarem pela marca! E sua cliente vai começar a comprar Marina&Gabriella de você antes mesmo de você ter as peças disponíveis aí na loja! ACREDITE!

E não precisa ficar com medo da loja vizinha saber que você vende Marina&Gabriella. Pois nossa política de vendas é em prol da parceria, nossa intenção é qualidade e não quantidade. Então se você tem um bom relacionamento com a marca, está sempre com as coleções atuais, seu vizinho pode até querer revender M&G, mas não vai conseguir! 

 

Legal?!

Gostaram dessas dicas?

 

Esperamos que sim e que você aproveite MUITO elas!!

Até a próxima baby!

Beijinhos,

Marina e Gabriella

 

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